Flanar

Flanar

 

 

v. int. andar ociosamente, sem rumo nem sentido certo. (2009). Houaiss

 

 

Olha a minha chance. Desservisse em mim a forma do cronista e eu jamais, sem brincadeira, não teria descoberto assim cedo: o flaneur queria dizer também flanar em trajes básicos pelas ruas lindas de Paraty. Dentro de uma bermuda e com chinelo de dedo. Camiseta. Bonézin. Foi o findi do meu aprendizado, o meu flanar possível, que as pedras nos meios dos caminhos eram lisas e intensas, redondas e largas, eram calçadas reais para se aproveitar distraído, enquanto não vencem os problemas do mundo.

 

 

Dobrei as esquinas brancas, cruzei as portas, lancei olhares através das janelas abertas, diante dos escritores todos, dos poetas, entrevistos a curta distância de suas ideias de existência. Flanavam como eu e quisera eu participar de tantas conversas, para mencioná-las nos ouvidos amorosos e mais chegados, e compartilhar com outras cidades, campos e cantos os soberbos personagens, as graças e vilanias, as ambições que forjam a nossa ficção.

 

 

Escrevo uma crônica da Flip, festa que tem muito do que preciso para ser feliz. Livros. Leitores. A fantasia quase completa, habitando um território antes apenas imaginado, porque dizem: escrevo.

 

 

Durante esses dias, o cronista pertence a uma cidade construída em outros tempos por escravos, que durante a festa serve brejeira à causa de histórias capazes de. O flaneur perto do mar. Da noite. Como deve. Que seguia antes feito um desacordado, um desesperado, um malcriado.

 

 

Ouve dois versos espanhóis de Antonio Machado:

 

 

“caminante, no hay camino,

se hace camino al andar.”

 

 

Hace. Flana, expõe, cuida, protege o que consegue emprestar: sua crônica, sua ficção, sua experiência das coisas, o que é, o que lhe são. Que o melhor fica: amores, amizades, flanares que se confundem com uma vida. Que se mistura com uma gente e uma cidade.

 

Publicada na RUBEM – Revista da crônica. Leia esta e outras crônicas em www.rubem.worpress.com

Sem comentários
Deixe um Comentário: